terça-feira, 6 de setembro de 2011

Fabio Zambeli Compartilha sua Experiência Profissional com "Focas"


A decisão de escolher a profissão não é fácil, mas quando se tem dedicação, incentivo e força de vontade em fazer o que gosta tudo fica mais simples.


Fabio Zambeli - Editor Chefe de Política da Folha de São Paulo

Aconteceu no dia 29 de agosto de 2011 às 19h no Campus da Univap Urbanova a Palestra do Fabio Zambeli que é editor de política da Folha. Ele relatou momentos de sua experiência profissional para os focas (Estudantes de Jornalismo) e falou sobre apuração de informação, pauta e fontes.

Zambeli começou a palestra comentando sobre a dificuldade que o profissional enfrenta no mercado de trabalho, sobre a decisão de cada pessoa ao escolher a carreira de jornalista.

“Acho bacana para vocês que ainda estão na universidade ter um ideal. A decisão de escolher o jornalismo é porque acham que tem alguma aptidão para fazer e exercer a vocação.” Afirmou Zambeli.

Ele teve certeza que seria jornalista aos 7 anos de idade. Aos 9 começou a fazer datilografia e sua visão de jornalista nessa época era a seguinte: ficar sentado na frente de uma “maquina de escrever” tendo idéias brilhantes,escrevendo crônicas, notícias e textos profundos.

Fazia estágio na rádio Eldorado durante a madrugada. Trabalhava da meia noite às seis da manhã e depois ia direto para a universidade. O Palestrante incentivou os jovens presentes na palestra sobre a importância do foca não desistir diante do primeiro desafio.

“Embora ser jornalista tenha um glamour, a profissão é muito mais transpiração do que inspiração.” disse Fabio Zambeli.

Complementou sobre a importância que o profissional de jornalismo tem em ser pro ativo, não adianta você ser um gênio, escrever bem e ficar parado no tempo sem mostrar seu trabalho, esperando que alguém o descubra.

Dos 19 anos de carreira, Zambeli dedicou 17 anos ao jornalismo impresso. Já trabalhou no jornal O Vale, contou sobre o destaque da matéria sobre o Serra que contratou a Filha do Paulo Preto e a repercussão que isso lhe proporcionou, inclusive William Bonner fez uma pergunta ao Serra no Jornal Nacional referente à matéria que ele escreveu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário